- Alberto Vidal
 
- Exercia as funções de Conservador do Registo Civil em Soure. Teve a seu cargo todos os trâmites legais para a constituição da associação e redigiu os primeiros Estatutos. Foi o primeiro Presidente da Assembleia Geral da ASE.
 
- Mais conhecido por “Sr Ferreira da Farmácia” foi o “braço direito” de Alberto Vidal na ASE, fazendo parte da primeira Direção eleita.
 
- Fez parte da 1ª Direção e de todas as seguintes até ao seu falecimento. Ajudava na construção das casas e acompanhava as obras.
 
- Engenheiro civil, foi da sua responsabilidade o projecto do Bairro da Brejinha e das restantes casas que foram sendo construídas pela ASE.
 
- Emigrante na Venezuela, foi quem doou o terreno onde foi construído o Bairro da Brejinha, composto por 6 casas destinadas a famílias carenciadas de habitação e fez donativo de 100 mil escudos (cerca de 500 euros) para se dar inicio à construção.
 
- Doava materiais para as obras e fiscalizava-as.
 
- Foi eleita Segunda Secretária da Mesa da Assembleia Geral nos primeiros órgãos directivos eleitos.
 
- Foi o 1º Presidente do Conselho Fiscal eleito.
 
- Tratava das questões fiscais, fazendo parte do 1º Conselho Fiscal eleito e até esta data.
 
1ª Comissão de Assistência
Constituíam a Comissão de Assistência, que tinha por missão visitar as famílias carenciadas, transmitir conhecimentos práticos sobre os mais diversos aspectos da vida e acompanhar as famílias no seu quotidiano.